O que é a automação?

Um campo em constante expansão é a automação. Por conta da atual situação econômica do mundo, essa área vem se tornando cada vez mais importante para o crescimento das empresas. Basicamente, a automação é a aplicação de tecnologias em processos produtivos, como softwares, hardwares e equipamentos. Dessa forma, será possível aumentar a autonomia em processos de fabricação e reduzir o esforço humano, o que aumenta também a produtividade e garante a competitividade das indústrias no mercado.

Automação Industrial

Atualmente, a automação é baseada na projeção e implantação de sistemas capazes de controlar processos materiais e gerenciam a tomada de decisões. Além de permitir que os processos em ambientes de trabalho sejam mais seguros e reduzir os gastos na produção e desenvolvimento de projetos, a automação traz maior agilidade na execução de produtos e serviços, bem como possibilita obter-se resultados com maior qualidade, confiabilidade e capacidade produtiva, tudo isso sem desperdício de tempo e matéria-prima.

Portanto, os principais objetivos em projetos de automação são:

  • Melhorar a produtividade ao aumentar o número de itens produzidos por hora, por exemplo, a fim de reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade do trabalho;
  • Melhorar as condições de trabalho dos profissionais ao eliminar trabalhos perigosos e aumentar a segurança,
  • Melhorar a disponibilidade de produtos, fazendo com que seja possível fornecer as quantidades necessárias em um determinado momento;
  • Executar operações que seriam impossíveis controlar de forma intelectual ou manual;
  • Facilitar operações e manutenções, a fim de que o operador não precise ter grande experiencia ao manusear um equipamento em seu processo de produção.

Quais são os tipos de automação?

Por conta da rápida evolução tecnológica, há a necessidade constante de implementar novos tipos de automação, com o objetivo de acompanhar as tendências e necessidades do mercado. Assim, atualmente, é possível dividir a automação em 3 principais tipos.

Automação Fixa

Esse tipo de automação se caracteriza pela rigidez da configuração de um determinado equipamento. Isso quer dizer que os processos são programados sem a possibilidade de uma personalização. Geralmente, a automação fixa é uma boa alternativa para linhas de produção em larga escala e com um padrão pré-definido.

Automação Programável

Nesse tipo de automação, muito utilizada em produções em baixa escala, tanto softwares quanto hardwares podem ser programados de acordo com as demandas, os projetos e as possíveis alterações em produtos. Ou seja, basta programar e, em seguida, selecionar uma programação diferente no controlador, conforme a necessidade do momento.

Automação Flexível

Este é o tipo de automação mais versátil. Basicamente, a linha de produção será ajustada de acordo com processos fixos ou programáveis, o que oferece uma maior flexibilidade para lidar com variações de design de produtos, por exemplo. Aqui, é possível confeccionar diferentes itens simultaneamente, sem perder tempo. Por conta disso, a automação flexível é muito aplicada em ambientes que produzem diferentes tipos de mercadoria.

Como é feita a automaçãol?

Basicamente, a automação é um projeto feito para substituir o trabalho humano pela tecnologia. O resultado disso é muito satisfatório, e esse projeto visa ainda simplificar operações e ampliar a disponibilidade de produtos. Dessa forma, um conjunto de componentes orientados por um software consegue executar as tarefas necessárias com total segurança e controle. É importante destacar que o projeto de automação é composto por duas etapas, a parte operacional e a parte de controle.

Parte Operacional

Essa parte é composta por vários componentes utilizados para a montagem de uma máquina, a fim de que ela se movimente. Assim, na automação de fato, são usados sensores capacitivos ou indutivos, cilindros, válvulas, motores e outros elementos fundamentais para que os motores de máquinas sejam acionados.

Parte de Controle

Nessa parte, o principal componente é o Controlador Lógico Programável, feito com placas eletrônicos, placas eletrônicas, relês eletromagnéticos e temporizadores utilizados para interpretar as orientações escritas por códigos, em linguagem de programação. Apoiados em softwares específicos, esses escritos fazem a máquina “obedecer” aos comandos.

Quais são os produtos de automação?

Aplicados nos mais diferentes ambientes e condições, os sensores se dividem em muitos tipos, podendo ser de pressão, temperatura, de nível, de vazão, indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico.

Sensores de Pressão

Esse tipo de sensor mede a pressão de um fluído e é muito utilizado em ambientes de fabricação de produtos mais robustos. Ele possui modelos com alta resolução, display e amplificador separado, bem como em modelos tubulares com invólucros compactos e diferentes tipos de saída e faixas de pressão. Ainda, há modelos para líquidos, gases e ar comprimido, e também para pressão diferencial.

Sensores de Temperatura

O sensor de temperatura serve, basicamente, para identificar o nível de aquecimento de uma máquina, e medir o calor que envolve um processo industrial.

Sensores de Nível

A principal função de um sensor de nível é fazer o controle de sólidos granulados ou líquidos que são mantidos em reservatórios, silos e tanques, podendo ser pressurizados ou abertos;

Sensores de Vazão

O sensor de vazão determina a quantidade de sólidos, líquidos e gases que passam por um local em um intervalo de tempo.

Sensores Indutivos

Um sensor indutivo é muito útil para detectar componentes metálicos, como ferro, alumínio, aço, aço inox e até mesmo o latão. Os modelos mais modernos desse tipo de sensor possuem uma iluminação traseira, o que traz mais visibilidade e facilita a identificação de problemas.

Sensores Capacitivos

O sensor capacitivo pode ser usado para detectar níveis de sólidos e líquidos, mas também para detectar materiais não metálicos, como madeira, plástico e resinas, uma vez que é um excelente equipamento para detectar qualquer tipo de massa.

Sensores Fotoelétricos

Um sensor fotoelétrico é utilizado para detectar, sem contato físico, partes e peças de máquinas automáticas, além de produtos feitos na linha de produção. Ele pode ser usado em diversas máquinas industriais, como as de controle de produção, e trazem informações relevantes como contraste, cor, distância, luminescência e a área que está sendo monitorada, por exemplo.

Sensores Magnéticos

Um sensor magnético detecta o campo magnético vindo de um ímã, que pode ser um acionador magnético. Ele serve, basicamente, para monitorar válvulas lineares ou cilindros pneumáticos.

Sensores Ultrassônicos

Microprocessado, o sensor ultrassônico pode contar com uma saída digital simples ou dupla, além de uma saída analógica em corrente ou tensão. Ele oferece um transmissor de sinal ultrassônico, a fim de detectar formas e objetos, e alguns modelos específicos desse sensor podem detectar folha dupla.

Entre em contato com a Miríade e saiba como a automação pode mudar os rumos da sua empresa!

A automação é uma atitude estratégica para garantir inúmeros retornos benéficos para as indústrias. No entanto, a eficiência dessa atividade está totalmente ligada a expertise dos profissionais que a executarem. É justamente por isso que é indispensável a boa pesquisa de mercado para encontrar empresas especializadas em automação elétrica industrial, já que estão preparadas para oferecer um serviço de alta colaboração e eficiência. É pautada nisso que a Miríade atua desde 2001.

Com um atendimento diferenciado e voltado para as necessidades de suprimentos industriais, a Miríade tem o objetivo principal de fornecer soluções em automação elétrica industrial, oferecendo materiais que se encaixem nas reais necessidades de clientes e parceiros. Dessa forma, há duas décadas, a Miríade ocupa uma posição de destaque no segmento e fornecimento de materiais elétricos e automação, visando sempre a excelência e eficiência no atendimento aos suprimentos industriais, levando soluções e confiabilidade com o objetivo de garantir qualidade, segurança, pontualidade e a total satisfação de clientes e colaboradores.